Portal EPC: transformação digital na execução de projetos EPC

A construção de módulos para a plataforma do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) que operará no pré-sal, entregue com sucesso em janeiro de 2020, foi o mais recente projeto em que o Portal EPC representou um importante diferencial para a qualidade e cumprimento de prazo. O Portal EPC do Estaleiro EBR, que faz parte do Grupo Toyo Setal, é uma ferramenta integrada que permite, por meio de um navegador web, acompanhar todos os dados gerados em diversos sistemas isolados, otimizando a execução e a gestão de todas as etapas de um projeto, o que é fundamental em obras de alta complexidade.

“Essa integração de softwares de engenharia e de gestão possibilita uma forma analítica de gerenciar os empreendimentos, de fazer verificações de consistência entre as ferramentas 2D e 3D, e de realizar o acompanhamento em tempo real do avanço físico em toda a cadeia do projeto. Podemos monitorar requisições, compras, entregas, processo de fabricação, montagem e comissionamento. Tudo isso dentro de um mesmo “portal”, explica o gerente de tecnologia e sistemas em EPC, Rodrigo Sasso.

Ele explica que o Portal EPC começou a ser desenvolvido pela própria empresa há 10 anos, quando ainda nem se falava em transformação digital. O foco inicial foi na engenharia, passando mais tarde a incorporar também os processos de suprimentos, construção e comissionamento, tornando a ferramenta mais completa e robusta.

Controle centralizado

Entre seus benefícios, Sasso destaca o controle centralizado, a integridade dos dados e a atualização em tempo real, facilitando a tomada de decisões. “O uso do Portal permite reduzir o tempo para busca de informações em sistemas descentralizados e melhora a gestão de materiais e prazo, evitando a necessidade de mobilização de recursos adicionais, o que é comum acontecer quando um projeto é gerenciado por meio de ferramentas descentralizadas. É uma grande melhoria na governança, que deixa de usar documentos em papel”, explica. Para o cliente, um dos grandes benefícios é a entrega do projeto totalmente digital, o que facilita a operação e manutenção da planta, além da possibilidade de terem acesso ao sistema para acompanhamento do projeto, praticamente em tempo real.

Segundo Sasso, uma evidência da alta qualidade do Portal EPC é seu reconhecimento externo. O portal já recebeu três prêmios da desenvolvedora de sistemas norte-americana AVEVA, um prêmio da Petrobras e uma homenagem da ABERIMEST (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia e Profissionais das Telecomunicações e Infraestrutura/TI). Além dos módulos de processo entregues em Janeiro de 2020, o Portal EPC já foi utilizado em projetos do COMPERJ (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro), na Unidade de Geração de Hidrogênio para a Petrobras, na Unidade de Fertilizante (UFN-V), em Uberaba (MG), e no topside da FPSO P-74.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima