Toyo Setal conquista dois contratos no setor de energia

A Toyo Setal assinou dois contratos para execução de projetos relevantes no setor de energia. Um deles, em regime de EPC (Engenharia, Suprimentos, Construção, Integração e Comissionamento), é o Parnaíba VI, no Complexo do Parnaíba, no Estado do Maranhão, de uma termelétrica a gás natural. O segundo projeto é a construção de uma linha de transmissão em 500 kV que conecta a subestação de Governador Valadares 6 à subestação de Mutum, ambas em Minas Gerais.

Além de importantes para o país, porque ampliam a capacidade de geração e transmissão de energia, são projetos que abrem oportunidades de empregos para a comunidade local. Desenvolvido para a empresa Eneva — única empresa privada de geração de energia do Brasil com acesso ao gás onshore —, o projeto Parnaíba VI vai gerar cerca de 600 empregos diretos durante o contrato, em várias funções, como ajudante, carpinteiro, soldador, encarregado, supervisor, engenheiro e técnico.

A obra da linha de transmissão, por sua vez, cujo cliente é a empresa SPE Transmissora de Energia Linha Verde I S.A., pertencente ao Grupo Terna, vai gerar mais 800 empregos diretos na região. “Nos dois projetos, daremos prioridade a trabalhadores locais e iremos oferecer cursos de capacitação para algumas funções, como soldador”, diz Rafael Ribeiro de Mendonça Lima, diretor comercial da Toyo Setal.

O executivo acrescenta que essas obras também contribuem para a geração/manutenção de empregos indiretos na indústria e no setor de serviços, como de transporte, refeição e acomodação, por exemplo.

Ampliação de capacidade e maior eficiência

Para o projeto de Parnaíba VI, a Toyo Setal foi contratada para executar o fechamento de ciclo da unidade de Parnaíba III, que funciona atualmente em ciclo aberto e passará a operar em ciclo fechado. Esse projeto aumentará a segurança e a eficiência do processo, reduzindo o custo por MW produzido. O projeto inclui ainda a instalação de uma caldeira de recuperação de calor (HRSG) e um turbogerador a vapor (TGV), além de outros equipamentos associados ao BOP (Balance of Plant) para ampliação da capacidade de geração de energia, que passará de 178 MW para 270 MW, um aumento de 51%.

No processo de concorrência, a Toyo Setal venceu a disputa por apresentar a melhor solução técnica e comercial, já que conta com time próprio de Engenharia. Pesou favoravelmente também o fato de a empresa otimizar o cronograma original proposto pelo cliente, o que reduz o custo global do projeto e possibilita começar a operar e comercializar a energia antes do previsto. Segundo Rafael Lima, encurtar o cronograma de um projeto é um grande desafio, especialmente numa obra localizada numa região de alta incidência de chuva. “Estudamos muito esse assunto e definimos ações para mitigar o impacto da chuva no trabalho”, diz o gerente comercial Felipe Ferreira Pinto. Também estamos preparados para minimizar os riscos ligados à covid-19, com equipamentos de proteção individual, higienização das mãos, distanciamento em alojamentos, refeitórios, ônibus e campanhas de conscientização, além de plano de testagem e isolamento”, completa Rafael Lima.

O exclusivo sistema de gestão integrado da Toyo Setal, que vem sendo aperfeiçoado desde 2010, foi outro fator positivo na proposta de fornecimento. Desenvolvido internamente, ele integra todas as disciplinas e é composto por diversas ferramentas que abarcam a gestão de todas as etapas — da engenharia e planejamento a custos, suprimentos e outros controles. Premiado em feiras internacionais de gestão e engenharia, o sistema da Toyo Setal elimina a tramitação de documentos em papel e permite ao cliente acompanhar, com total transparência, o andamento do projeto em tempo real pela internet.

Na liderança do consórcio

No projeto da linha de transmissão, cujo objetivo é reforçar a confiabilidade do sistema de transmissão e melhor aproveitar o potencial de produção de fontes renováveis na região, a Toyo Setal é líder do consórcio contratado para executar a instalação de uma linha de 152 km de extensão e 500 kV, conforme previsto no leilão 002, lote 07, realizado em 2017, cujo cliente é a SPE Transmissora de Energia Linha Verde I S.A., pertencente ao Grupo Terna. Esta linha de transmissão interliga as subestações de Governador Valadares 6 e Mutum, que ficam no Vale do Rio Doce, local de relevo acidentado, de difícil acesso e elevada incidência de chuva.

O contrato inclui construção civil, fornecimento parcial de materiais, montagem eletromecânica, instalação de aproximadamente 300 torres, lançamento de cabos e comissionamento. O escopo prevê também a construção de um bay na subestação em Governador Valadares e outro bay em Mutum. O projeto executivo de engenharia e o fornecimento dos principais equipamentos e materiais são responsabilidade da Terna.

“O prazo de entrega é agressivo. Conseguimos otimizar o cronograma e vamos entregar a obra antes do prazo previamente solicitado pelo cliente, apesar da chuva e das dificuldades de acesso, que exigem cuidados extras com a segurança”, diz Felipe.

Segmento estratégico

A Toyo Setal (TSE) é uma empresa brasileira de implantação de empreendimentos
industriais onshore, voltada para o desenvolvimento e a execução de projetos de alta complexidade, atuando principalmente na modalidade EPC (Engenharia, Suprimentos, Construção e Comissionamento).

A empresa tem mais de 60 anos de atuação nos segmentos de Óleo e Gás, Química, Petroquímica, Mineração, Siderurgia, Fertilizantes, Infraestrutura e Energia. “Atualmente, o setor de energia é um dos prioritários para a empresa. No nosso planejamento estratégico, definimos a meta de ter uma carteira elevada nesse setor e estamos colocando esforços na elaboração de propostas técnicas e comerciais competitivas para as concorrências que estão no mercado”, conclui Rafael.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima