Estaleiro EBR comemora desempenho de segurança no projeto FPSO Guanabara MV31

O EBR comemorou 500 mil horas/homem trabalhadas sem acidente com afastamento na construção de módulos para o FPSO Guanabara MV31, que o estaleiro está construindo para a empresa MODEC Offshore Production Systems, de Cingapura. A fase de construção que começou em abril de 2019 não teve nenhum acidente com afastamento. Para celebrar essa importante marca, o EBR realizou uma cerimônia, no dia 25 de novembro, com a presença dos quase mil funcionários envolvidos no projeto. Na cerimônia foi entregue um certificado aos trabalhadores como reconhecimento da realização do trabalho com eficiência e segurança.

Para demonstrar o reconhecimento ao desempenho da equipe e sinalizar a importância do tema para o estaleiro, estavam presentes também o presidente da Holding TSPI, Koji Kojima; o CEO do EBR, Maurício Mendonça Godoy; e a gerente geral do EBR Daniela Guariglia.

Treinamento e conscientização  

O presidente e COO da MODEC Offshore Production Systems, Tony Quinn, veio de Cingapura para ver o andamento do projeto e também participou da comemoração, junto com o gerente de Construção, Etsuo Fukasawa, e o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente para Projetos no Brasil, Mário Pérola. “Segurança e saúde dos funcionários é nossa prioridade. Para isso, desenvolvemos uma série de ações de treinamento e conscientização e somos rigorosos no cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente”, diz o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Leonardo Bullos.

Segundo ele, o EBR tem um posicionamento de destaque em segurança no setor de construção offshore, que envolve atividades de risco. Entre outras iniciativas, o EBR realiza continuamente campanhas de segurança focadas em uso de equipamentos de proteção individual, mãos, olhos, altura e calor, além de treinamentos específicos para os funcionários executarem seu trabalho bem preparados, equipados e conscientes. “Temos total apoio da direção da empresa em relação à segurança, tanto que um trabalhador tem autoridade para paralisar um trabalho caso não conte com as condições ideais para sua execução”, explica Bullos.

O contrato para execução dos módulos para o FPSO Guanabara MV31 foi um importante marco para o início de relacionamento entre EBR e MODEC. Os trabalhos são desenvolvidos no estaleiro da empresa, em São José do Norte, no Rio Grande do Sul. 

O FPSO Guanabara MV31, atualmente em construção pela MODEC, será contratado pela Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) através de um contrato de leasing e operação para o campo de Mero, onde será instalada a unidade FPSO. O campo está sendo desenvolvido atualmente pelo Consórcio de Libra, composto pela Petrobras (Operadora), Shell, TOTAL, CNPC e CNOOC. O Contrato de Partilha da Produção de Libra é gerenciado pela Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Quando concluído, o FPSO Guanabara MV31 terá capacidade de processamento de até 180.000 barris de óleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima