Clientes reconhecem resultados positivos em QSMS da Toyo Setal e EBR

Com um sistema de gestão robusto, as empresas Toyo Setal e EBR, que fazem parte da TSPI Participações e Investimentos, apresentam um alto desempenho em QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) e estão preparadas para atender a quaisquer requisitos legais e às exigências dos clientes mais rigorosos, nacionais ou internacionais.

O EBR, por exemplo, está há 3 anos e meio sem registrar acidente com afastamento. Para a empresa, esse desempenho é fruto de diversas iniciativas, como o contínuo investimento em questões de QSMS, do apoio irrestrito da direção da empresa, do forte envolvimento da liderança e dos treinamentos operacionais e comportamentais.

Nos últimos cinco anos, as duas empresas investiram muito em ações que levaram à evolução e ao amadurecimento do sistema de gestão e do fortalecimento da cultura de QSMS. As empresas têm políticas fortes e foco muito grande no comportamento humano, que é um fator essencial para atingir a meta de ZERO 24×7. A meta da Toyo Setal e EBR pode ser definida de maneira simples: “Zero incidentes, zero danos às pessoas e zero danos ao meio ambiente”. O objetivo é que os colaboradores saiam do trabalho da mesma forma como entraram, com saúde e segurança. Para isso, todos devem adotar um comportamento seguro.

Para esse resultado, as empresas adotam o Método Comportamental para Bloqueio de Ocorrências Indesejadas, que preconiza evitar cinco comportamentos negativos que podem causar duas falhas críticas. O método inclui ainda três técnicas para evitar comportamentos negativos. No momento da integração, todos os colaboradores, próprios ou terceiros, passam por um treinamento de seis horas sobre o método, sobre os riscos e medidas de controle.

Sistema de gestão integrado e certificado

Além disso, o sistema de gestão de QSMS é certificado pelas normas ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (segurança e saúde). Está marcada para novembro a auditoria para migração da OHSAS 18001 para a ISO 45001, que passou a enfatizar a participação da alta direção e dos empregados nas questões ligadas à segurança e saúde.

Na Toyo Setal e no EBR, é visível o envolvimento da direção e da liderança com essas questões, o que reforça a cultura e deixa claro que a qualidade, a integridade das pessoas e a proteção ambiental são valores fundamentais das empresas.

As empresas investem em segurança, certificações e fornecem os recursos necessários. Além disso, é comum ver os diretores na área de produção inspecionando pessoalmente as condições de segurança. Já os colaboradores são incentivados a apontar riscos potenciais, mesmo os pequenos, e desvios comportamentais ou operacionais para que sejam corrigidos.

Os clientes reconhecem o foco que as empresas dão a questões de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde. Os bons resultados de QSMS são importantes também para novos negócios, já que estão entre os fatores de pré-qualificação para a disputa de novos contratos. Por outro lado, são também considerados na contratação de subfornecedores.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima