Estaleiro EBR comemora contribuição na P-74

O Estaleiro EBR comemora junto com a Petrobras o bom desempenho na produção de óleo e gás do terceiro trimestre divulgados pela estatal no dia 17 de outubro. Segundo dados da companhia, entre outros bons resultados, houve um crescimento de 17% na produção do pré-sal, que responde por 60,4% de todo o óleo extraído atualmente no Brasil.

De acordo com a Petrobras, essa evolução está relacionada ao aumento da produção de seis plataformas que começaram a produzir em 2018 e 2019, entre elas a P-74, primeiro FPSO a entrar em operação no Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Campos, com capacidade de processar 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de m3 de gás por dia.

Segundo a Petrobras, a P-74 atingiu um pico de produção de 161 mil barris/dia, em julho de 2019 e já responde por cerca de 6% de toda a produção do pré-sal, que inclui dezenas de plataformas. “O EBR contribuiu para esse desempenho. Fizemos no nosso estaleiro, em São José do Norte, no Rio Grande do Sul, o EPC do topside, com 17 módulos de processos, o riser pipe rack e o pipe rack central, além de realizar a integração dos módulos, o comissionamento e o startup da plataforma”, destaca Maurício Godoy, CEO do Estaleiro EBR.

O gerente comercial do EBR, Luiz Felipe Camargo, informa ainda que o estaleiro executou também escopo adicional do casco, que incluiu serviços de construção, montagem e comissionamento dos sistemas navais.

Maurício Godoy lembra que, devido ao alto nível de qualidade do serviço executado pelo EBR, a extração do primeiro óleo da P-74 foi feita com 80 dias de antecedência em relação ao que foi acordado em contrato. “Considerando o preço atual e a produção média da P-74, estimamos que essa FPSO gera uma receita média diária de R$ 30 milhões, ou seja, cerca de R$ 900 milhões de receita por mês para o Cliente”, calcula o CEO do Estaleiro EBR.

Pela entrega antecipada e bom serviço realizado durante a execução do emprendimento, o Estaleiro EBR foi premiado pela Petrobras como o melhor fornecedor de 2018 na categoria engenharia que inclui também serviços de construção e montagem. Luiz Felipe informa que atualmente o estaleiro está fabricando mais módulos de processo para outra plataforma do tipo FPSO que também operará no pré-sal para um cliente privado.

Editora Conteúdo/Abgail Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima